Prova de Vida

Para os aposentados e aqueles que são pensionistas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a intenção de coibir fraudes nos recebimentos das parcelas de benefícios previdenciários ou assistenciais está exigindo dos beneficiários a prova de vida.

Esta obrigação é restrita aos beneficiários que recebem por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético e que, no ano de 2012, não fizeram o recadastramento.

Diante disso, os pensionistas e beneficiários de aposentadorias ou benefícios assistências precisam procurar as agências bancárias responsáveis pelo pagamento de seus benefícios. Par que seja feita a comprovação de vida é preciso apresentar documento com foto, como identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho etc.

Diante disso, quem não fez a comprovação de vida até o dia 30/12/14, é preciso fazer na agência bancária em que recebe o benefício para evitar o bloqueio do pagamento.

O que é a Prova de Vida do INSS

A renovação de senha e prova de vida é um procedimento obrigatório que deve acontecer anualmente. Sendo assim, os beneficiários que não fizerem a prova de vida, pode ter o pagamento interrompido caso não comparecerem aos bancos para realizar o procedimento.

Para facilitar, os bancos informam os beneficiários sobre o cadastramento por meio de mensagens informativas, através dos meios eletrônicos de relacionamento com seus clientes.

Como fazer

Para fazer a comprovação de vida e a renovação de senha, vá a uma agência bancária com um documento com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, e outros.

Para aqueles que não puderem ir às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, a prova de vida pode ser feita por um procurador devidamente cadastrado no INSS. Os que residem no exterior, pode fazer a prova de vida, através de um procurador cadastrado no INSS ou com documento de prova de vida emitido pelo consulado.

Dúvidas

Sobre recadastramento dos aposentados

Através do recadastramento é feito a comprovação de vida/renovação de senha junto à rede bancária, garantindo segurança ao brasileiro, evitando pagamento de benefícios indevidos e fraudes.

Prova de Vida/Revalidação de Senha por meio de procuração

Ela pode ser feita, quando o Procurador estiver cadastrado junto ao INSS.

A renovação da senha – Renovação por biometria

A biometria é facultativa, portanto, os bancos que tiverem esta tecnologia podem usar esta opção.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília). O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.