Como fazer um curso gratuito online com certificado?

Estudar e deixar o currículo para vaga de emprego ainda mais atrativo nunca foi tão fácil. Com a Internet as barreiras de localização das escolas, os custos altos e o deslocamento longo foram eliminados para quem quer fazer um curso gratuito, de qualidade e ainda ganhar certificado. Há boas opções de curso gratuito online para escolher. Confira!

Conheça o programa Educa Mais Brasil e se surpreenda com a quantidade de cursos disponíveis para ser feito.

As vantagens de fazer um curso online

Que a Internet oferece tudo hoje em dia a gente já sabe. De pagamento de contas há estudos, há uma série de ofertas de produtos e serviços para todos os tipos de usuários. Com os cursos não é diferente.

O estudo ead (educação à distância) não é nova. Lembra do Telecurso 2000 preenchendo nossas manhãs na Rede Globo? A ideia é a mesma, com vídeos ensinando o passo a passo para o aluno acompanhar em apostila. A mudança veio na plataforma: a Internet. E com ela o aluno pode assistir onde quiser e quando quiser, sem aguardar a programação da emissora.

Você pode fazer um curso a distância no Educa Mais EAD, o programa oferece bolsas de estudos para diversos tipos de cursos, e mais uma oportunidade são os cursos EAD, que podem ser realizados da sua casa, ou do lugar que estiver, assim, fica muito mais fácil estudar e concluir ou iniciar seus estudos.

As vantagens de um curso online são diversas. A mais ressaltada é o conforto de sua residência e poder assistir em qualquer horário. Não é preciso se submeter a um horário rígido da escola. Não pode estudar hoje? Compensa amanhã sem problemas.

O custo também é mais baixo porque a escola gasta menos enviando as aulas. No aprendizado não muda nada se forem mantidos dedicação e comprometimento.

Tipos de cursos online

Os cursos online ofertados pelas escolas podem ser dos mais diversos tipos. Os mais procurados são os cursos livres, focados em um tema específico. Oferecem certificação mas não são graduação ou técnico. São apenas para aumentar o conhecimento em uma determinada área.

As graduações, pós e MBA são muito procuradas pela facilidade do método de estudo. Podem ser semi presenciais (encontros esporádicos) ou totalmente online com suporte para todos os alunos. Valem como certificação para ir adiante em mestrado e doutorado.

Os cursos online gratuitos de idiomas e preparatórios para concursos também são uma ótima dica. Envolvem suporte com material digital, suporte com o professor por meio de fórum ou e-mail, dentre outras possibilidades.

Onde fazer um curso gratuito online?

Algumas escolas, cursos e sites oferecem cursos gratuitos online para os mais diversos temas. São boas dicas:

Fundação Bradesco – o banco privado possui uma fundação com funcionamento online e presencial. Na Internet há cursos grátis em diversas áreas como administração, atendimento ao público, gestão e governança, informática, dentre outros.

Para fazer na Fundação Bradesco Inscrições é só acessar o site e cadastra-se gratuitamente. Ao final das aulas um certificado digital é emitido.

Fundação Getúlio Vargas – além das especializações pagas há muitos cursos livres da área financeira, gestão, saúde e exatas disponíveis para complementar o currículo. São todos gratuitos com certificado digital ao final que pode ser impresso.

Prime Cursos – todos os cursos são no formato livre, de curta duração e com aprendizado rápido. Todos são online com vídeos, apostilas e material em slides para ajudar na fixação do conteúdo.