Com pandemia do coronavírus, INSS anuncia novidades

O INSS acabou precisando aderir a algumas medidas que visam beneficiar os brasileiros durante a crise do coronavírus. Diversos órgãos também precisaram passar por alterações para atender ou dar assistência aos cidadãos brasileiros mais vulneráveis. Confira as informações a seguir e fique por dentro do assunto:

O INSS é um dos órgãos mais importantes para o trabalhador brasileiro, já que é ele que garante benefícios como o auxílio-doença, o décimo terceiro salário, a aposentadoria, entre outros. E sendo tão essencial para o cidadão brasileiro, não é de se surpreender que o Instituto tenha precisado passar por alterações para continuar dando assistência aos beneficiários durante o isolamento social.

De acordo com instruções dadas pelo Ministério da Saúde, todos os estabelecimentos considerados menos essenciais devem permanecer fechados. E por isso, as agências do INSS também fecharam as portas. Apenas serviços prestados por hospitais, farmácias e supermercados podem continuar funcionando normalmente.

Lanchonetes e restaurantes podem funcionar somente na condição de delivery, que foi a medida acessível para continuar no mercado sem apresentar risco de saúde para a população.

Mas e o INSS, como pode se adaptar ao isolamento social sem prejudicar os beneficiários? Veja a seguir mudanças no instituto ocasionadas pela pandemia do coronavírus e também a Tabela INSS 2022.

13° salário

Uma das principais mudanças aderidas pelo órgão está relacionada ao calendário do 13° salário INSS. Agora, é possível antecipar o benefício da bonificação anual para os meses de maio e junho. Mas vale mencionar que esse serviço é destinado para aposentados e pensionistas do INSS. Os demais beneficiários não terão acesso ao saque, recebendo normalmente nos meses de novembro e dezembro.

Perícia Médica

A perícia médica é um dos recursos do INSS que sofreu alterações. Antes, o processo de perícia do INSS era burocrática e consequentemente, demorado, mas como os atendimentos não podem mais ser presenciais, o órgão estará aceitando laudos e atestados médicos para comprovação do estado de saúde.

Meu INSS

Como mencionado, as agências do INSS se encontram fechadas e por isso, quem precisa de atendimento durante esse período deve baixar o aplicativo do Meu INSS para ser assistido. Uma outra opção é entrar em contato através do telefone 135.

Auxílio-doença

De acordo com a lei 13.982 de 2 de abril de 2020, os beneficiários que se encontram na lista de espera do auxílio-doença, receberão o valor antecipado de R$1.045 pelo recurso. Esse valor poderá ser repetido por três meses, a contar a partir da publicação da lei ou até que a perícia médica seja realizada.